Numa sociedade marcada por um rápido desenvolvimento e uma constante necessidade de fazer face a problemas novos, é função da escola responder aos desafios atuais e assim repensar o seu modo de trabalho com as(os) alunos. Os limites de metodologias de transmissão de conhecimentos são já evidentes numa sociedade deste tipo. As práticas pedagógicas precisam se desenvolver dentro de perspectivas que contemplem as mudanças estruturais da sociedade, estabelecendo-se de forma a permitir a participação ativa dos estudantes, pensando em todos os indivíduos partícipes como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, guiados por propostas de pesquisa, compreensão de fenômenos, desenvolvimento de objetivos, elaboração de procedimentos e de produtos que contemplem os aspectos abordados, guiados por etapas de trabalho bem definidas.
O trabalho de aprendizagem por projetos tem sido identificado como uma das metodologias capazes de responder às necessidades da escola e das sociedades. Contudo, o entendimento profundo desta nova cultura de trabalho, requer não só uma reflexão profunda sobre o trabalho da escola como também uma reflexão sobre o modelo de organização pedagógica. Esta ação pretende apoiar docentes (atuando e em formação) a apropriarem-se desta metodologia, desta cultura (PEÇAS, 2006) e em colaboração desenvolverem conhecimentos que deem suporte a seu trabalho em sala de aula. A proposta integra pesquisas sobre formação de professores nas dimensões do desenvolvimento profissional, aprendizagem ao longo da vida e investigação praxiológica em andamento nas três instituições cooperantes (UFRRJ, UÉ, IFRN). O formato do curso será on-line, com duração de 25 horas, de setembro a novembro de 2023.
PÚBLICO ALVO
Público Alvo Interno: Alunos da licenciatura e de pós-graduação;
Público Alvo Externo: Professores do Brasil e professores de Portugal.